As redes sociais fazem parte da coleção de estratégias usadas na primeira etapa do Inbound Marketing: a atração. No entanto, neste artigo você vai descobrir como elas também podem ser valiosas para outras fases, como a de conversão. Aqui vamos ver como gerar leads no Facebook.
O principal objetivo do Marketing Digital é gerar procura para os produtos e serviços da sua empresa. Ou seja, atrair oportunidades de negócio por meio dos seus canais online. No entanto, para isso acontecer não basta apenas ter um website.
Um erro cometido por muitas empresas é trabalhar apenas com um formulário de contato na página, quando existem várias outras oportunidades para transformar seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento. Alguns, aliás, podem estar entre os conteúdos que sua empresa já possui.
Como gerar lead no Facebook usando o Leads Ads
O Facebook Ads criou uma alternativa de anúncio que tem como função a geração de leads: o Facebook Leads Ads.
Usando essa ferramenta você conseguirá captar leads sem que o usuário necessite deixar a rede social. Isso é uma vantagem porque fornece uma boa experiência para o usuário e a taxa de conversão cresce. Isso resulta numa base de leads mais densa.
É possível criar uma campanha de Facebook Leads Ads para dispositivos mobile ou para PC, o que aumenta suas possibilidades e probabilidades de captar os contatos ideais.
Da mesma forma que outras campanhas de Facebook Ads, você também deverá dividir o perfil do público que quer atingir.
Você pode elaborar uma campanha de geração de Leads que guie o usuário para uma página externa, como uma landing page. No entanto, atenção! Caso essa campanha possua o objetivo de alcançar usuários mobile, talvez seja mais proveitoso mantê-los dentro do Facebook do que correr o risco de oferecer uma página que acabe demorando a carregar ou que não é responsiva.
Para usar essa ferramenta do Facebook, pasta seguir os passos:
- acesse a plataforma de anúncios do Facebook;
- clique em “Campanha”;
- selecione o objetivo “Geração de Cadastros”;
- configure a coleção de anúncios para Leads e/ou Clique no link;
- elabore o formulário (existem algumas opções pré-definidas ou você pode criar um do zero).
- Também é possível escolher um segmento de público de remarketing ou “look a like”.
Dicas para minimizar o custo de campanhas de geração de leads
Agora você já sabe como gerar lead no Facebook Lead Ads, agora é hora de seguir dicas de boas práticas para alavancar seus resultados!
Mas antes, é importante que você saiba ser possível gerar lead pelo Facebook sem precisar investir em anúncios. Um dos modos de fazer isso é criar um post, inserir o link para uma página com formulário e publicar o conteúdo.
Com base nessas formas de gerar leads no Facebook,vamos para as dicas de como otimizar suas campanhas para que tenha melhor retorno!
1. Segmentação Correta
Em campanhas pagas ou orgânicas, é primordial que você segmente sua publicação.
Essa segmentação precisa ser elaborada na construção do perfil do público que vai ser atingido pelo seu anúncio e também na criação da oferta que ele irá apresentar.
É importante que você entenda as personas do seu negócio e avalie as diferentes etapas do funil de vendas para atrair leads que concordem com a sua estratégia.
Uma das formas de atrair leads, em estágios da jornada de compra, diferentes, é elaborar mais de uma campanha paga com ofertas variadas, cada uma voltada para um segmento de suas personas.
2. Oferta Atraente
Ao conhecer bem quem são as personas da sua empresa, planeje qual oferta matadora você vai apresentar.
É primordial conhecer seu público para compreender o que ele necessita e o que é uma proposta de valor impactante.
É importante que sua oferta seja interessante e gratuita. Essa combinação vai aumentar a sua taxa de clique e conversão.
3. Produção de conteúdo relevante
A produção de conteúdo relevante deve estar em toda a parte, desde um post feito no Facebook a uma imagem do anúncio, e mesmo na oferta de valor que está sendo oferecida.
Ou seja, se estiver fornecendo um ebook em troca dos dados de um usuário, certifique-se que esse ebook realmente responda às necessidades do cliente.
Ao idealizar seu material, lembre-se das alternativas e formatos que estão a sua disposição, entre eles:
- infográfico;
- ebook;
- whitepaper;
- webinar e mais.
4. Acompanhe os resultados
Acompanhar os resultados de suas campanhas é essencial para que sua empresa consiga otimizar anúncios, conteúdos e ofertas.
As plataformas digitais possibilitam um acompanhamento ao vivo dos resultados de suas campanhas. Caso algo não concorde com os seus planejamentos, é possível pausar a campanha para otimizá-la. Com isso, você não perde dinheiro com ações que não trazem leads ou clientes.
Conclusão
Foque seu tempo, esforços e investimentos na otimização das campanhas, assim você conseguirá LEADS cada vez mais qualificados e mais baratos.
Para saber mais sobre o objetivo de campanha de captação de lead através do facebook Ads, confira a central de ajuda do facebook clicando aqui.
Se você quer vender através da internet e não sabe como, ou já vende e quer otimizar o seu processo de vendas no online, converse com a gente. O Studio Easy pode ajudar você a vender mais.
Acompanhe outra dica da Easy sobre o conteúdo de anúncios no facebook e instagram!